UFCG Conecta mudará de plataforma streaming
A coordenação do projeto multimídia UFCG Conecta está preparando a transição de plataforma de hospedagem. Atualmente, a hospedagem é feita pela empresa Brascast, que em 2023 substituiu a KSHost. A insatisfação com os serviços de ambas as plataformas levou a equipe editorial do projeto a procurar outro serviço. E encontrou.
De acordo com o professor Cláudio Messias, coordenador do grupo de estudos, pesquisa e extensão UFCG Conecta, desde 2020, quando a web rádio foi implantada, houve o registro de diversas chamadas de reclamação sobre os serviços, tanto da parte da KSHost quanto da atual gestora, a Brascast. O exemplo mais pontual, entre diversos, é o serviço de "enquete" oferecido pelas plataformas de streaming no web site de hospedagem da web rádio UFCG Conecta. "Nunca, jamais conseguimos, em 4 anos, colocar uma enquete no ar sem que tenhamos de solicitar intervenção da plataforma de hospedagem, ou seja, toda enquete colocada no ar precisou, antes, aguardar a demora de atendimento do serviço de hospedagem para, então, entrar no ar", disse o professor, que continua: "um serviço de comunicação, contratado para atender a demandas de estudantes, em formação, de um curso de Comunicação Social não pode apresentar uma fgalha grave de ferramenta de interação, como é o caso de uma enquete".
A previsão é que a hospedaghm da UFCG Conecta em nova plataforma transcorra durante o mês de janeiro. Até lá, segundo Messias, serão feitos os backups de todos os arquivos gerados pelo GEPEX Paradigma Educom, pois serão utilizados na nova plataforma por serem de direito autoral de estudantes pesquisadores envolvidos na história do canal. "Lamentavelmente, quando houve a transição da KSHots para a Brascast a nova plataforma nos prejudicou com o fim do acesso a índices de audiência do período de 2020, quando a UFCG Conecta entrou no ar, até o segundo semestre de 2023, quando a KSHost deixou de operar. Cobramos essse acesso da Brascast, a nova gestora até entou resolveu, mas, no chamado, piorou a situação, desorganizando toda a reordenação de programação que havíamos feito durante mais de 10 dias, no início do quinto ano de operação da nossa web rádio", aponta o professor coordenador.
Novidades - Com o novo serviço de hospedagem em plataforma streaming a UFCG Conecta chegará em mais alternativas aos ouvintes. A principal delas é o serviço de skill para acesso em intyeligência artifical junto com a Amazon do Brasil, por intermédio do Alexia. Somado a isso, o aplicativo para smastphones, hoje possível somente para sistema Android, também será disponibilizado para IOS e Windows. "Se estamos falamdo de um serviço de rádio com uso extremo de tecnologia, precisamos nos atualizar também na forma como oferecemos esse acesso", diz Cláudio Messias, que ressalta ter, sim, parte dessas opções no atual serviço da Bracast, mas condicionado a pagamentos extras do valor da assinatura. "Encontramos esses novos serviços em outra empresa de hospedagem e a um custo de assinatura mensal menor, situação condizente a um serviço de web rádio sob gestão de docentes, pesquisadores e voluntários vinculados a uma instituição superior de ensino pública e gratuita, ou seja, isso faz parte de um compromisso nosso para com o erário", fin alizou o pesquisador.