UFCG Conecta na Alexa

A Web Rádio UFCG Conecta agora pode ser acessada por voz através do sistema Alexa, da Amazon. A novidade faz parte do pacote de inovações previstas como comemoração aos 5 anos do serviço de radiodifusão da Universidade Federal de Campina Grande, sob coordenação do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paradigma Educom/CNPq.

O acesso por voz à UFCG Conecta se dá por skill contratado pela web rádio, sob gestão do professor Cláudio Messias, do bacharelado Comunicação Social/Educomunicação, junto à plataforma de estreaming Brascast, que hospeda o servço de radiodifusão online. As duas partes chegaram a um acordo de manutenção de vínculo comercial (o serviço de streaming é pago, sob custeio particular do docente responsável), visando corrigir falhas técnicas que vinham caracterizando a plataforma desde a transição da antiga KSHost para a atual.

O serviço de acionamento via Alexa, de propriedade da big tech norte-americana Amazon, advém de aplicativos ativados por voz e que sejam compatíveis com esse sistema. Abrindo o aplicativo ou simplesmente acionando dispositivos eletrônicos que a tenham instalados o usuário pode verbalmente dizer "Alexa, abra rádio UFCG Conecta", e o dispositivo imediatamente responderá "abrindo web rádio UFCG Conecta".

A funcionalidade de acesso via Alexa facilita, por exemplo, sintonizar a UFCG Conecta no trânsito, bastando, para isso, que o sistema Alexa esteja instalado em um smartphone pareado com o sistema de som do veículo ou mesmo, em alguns modelos de automóveis, em dispositivos de som que já vêm com sistema operacional que comporte o serviço Alexa.

Além de sistema de som veicular e smartphones a UFCG Conecta pode ser acionada por Alexa em alguns modelos mais recentes de smartv.

O serviço Alexa foi desenvolvido pela Amazon e iniciou operação em 2014. Em princípio, esse serviço de comando de voz era exclusivo de aparelhos desenvolvidos e comercializados pela Amazon, como a linha Echo Dot, com dispositivos de inteligência artificial de auxílio à organização de tarefas domésticas e pessoais ou profissionais, e de automatização de aparelhos eletrônicos pareados via wifi ou bluetooh, denominados "dispositivos inteligentes". Hoje, além dessa opção, o serviço Alexa pode ser instalado em sistemas Android, IOS e Windows.

(Redação: GEPEX Paradigma Educom)

Categoria:Extensão